Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

AGDI participa do Asean Latin Business Forum

Publicação:

2012070916030504-wang-chong-marcopolo-getulio-fonsena-simecs-marcus-coester-e-daniela-eckert-agdi-aderbal-lima-fiergs-2.jpg
Evento contou com mais de 500 participantes - Foto: Divulgação/ AGDI
O Governo do Estado, por meio da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), está presente no Asean Latin Business Forum 2012, na Indonésia. O encontro iniciou-se nesta segunda-feira (09), em Jacarta, e tem como meta ampliar o comércio e a cooperação entre os países do Sudeste Asiático com os da América Latina e Caribe.

De acordo com o presidente da AGDI, Marcus Coester, a abertura do evento contou com mais de 500 participantes e foi prestigiada pelo presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono. O líder destacou a crise internacional como motivação adicional para a intensificação do comércio e de investimentos entre as duas regiões. Também manifestou preocupação com a desaceleração em praticamente todos os mercados, reforçada pela previsão de retração de 2% na zona do euro e pelas dificuldades de retomada de crescimento nos EUA. 

Conforme Coester, o comércio internacional entre o Brasil e a Indonésia deve superar U$ 4 bilhões em 2012 e vem crescendo a taxas aceleradas, com oportunidades em diversos setores. "O Ministério da Indústria da Indonésia estima que essa marca possa ultrapassar U$ 20 bilhões em um período de 10 a15 anos, devido à grande complementaridade entre a economia dos dois países, com destaque para os setores de alimentos, máquinas e equipamentos, biocombustíveis, mineração, autopeças, petroquímica, entre outros", explicou.

O crescimento da classe média é apontado como um dos principais fatores de novas oportunidades de negócios na região. "Diversas empresas brasileiras já operam no sudeste asiático, em diferentes estágios, entre eles a Vale, Embraer, BRF, Marcopolo e Tramontina", completou Coester. 

Segundo o presidente da AGDI, um dos principais focos da representação gaúcha é o estabelecimento e ampliação de canais de negócios, para facilitar e acelerar a atuação das empresas na região."Diversas oportunidades já foram detectadas em setores como os da soja e derivados, alimentos e equipamento de transporte. As lideranças gaúchas estão articulando a construção de pontes para reduzir as distâncias entre as duas regiões", concluiu.

A delegação brasileira conta com mais de 30 participantes, entre representantes do Itamaraty, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos (Apex), além de empresas e organizações. O Rio Grande do Sul está representado, além da AGDI, pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (Simecs).

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico