Beneficiária do Fundopem/RS, Calçados Beira Rio inaugura nova fábrica em Candelária
Publicação:

Nesta sexta-feira (18), a Calçados Beira Rio inaugurou sua segunda unidade fabril em Candelária. Com 9.559 m² de área construída em um terreno de 30.442 metros quadrados, o novo empreendimento teve projeto aprovado pelo Fundopem/RS, maior programa de atração e ampliação de empresas do Estado, com incentivo fiscal de R$ 64 milhões. Ao todo, o grupo Beira Rio aprovou incentivo fiscal para investir cerca de R$ 156 milhões no Estado, o que inclui a unidade fabril da empresa no município de Mato Leitão, inaugurada ha menos de um ano. O diretor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SEDEC/RS), Roger Pozzi, representou o órgão no ato de inauguração.
A nova filial prevê 150 novos postos de trabalho diretos, além de outros 1680 indiretos, por meio de micro e pequenas empresas que integram a cadeia produtiva mobilizada pela Beira Rio na região. Algumas etapas da produção da empresa, como costura e montagem dos calçados, por exemplo, acontecem em ateliês fora da unidade fabril. Investimentos em maquinário para esses ateliês, que não seriam considerados para fins de incentivo tributário pelo Fundopem, foram admitidos pelo Grupo de Assessoramento Técnico (GATE), no projeto como forma de impulsionar a geração de empregos na região.
De acordo com o Secretário de desenvolvimento econômico do RS, Edson Brum, essa foi uma das medidas de desburocratização e modernização do programa, implementadas recentemente. Segundo Brum, o Rio Grande do Sul demonstrou sua capacidade para promover o desenvolvimento econômico com a desburocratização da máquina pública e dos programas de incentivo a investimentos, o que permitiu agilizar processos como o próprio Fundopem. Ainda de acordo com ele, projetos que demoravam até 400 dias para tramitar na SEDEC, passaram a ser aprovados em até 90 dias. "O resultado do esforço da SEDEC e de todo o governo do estado refletiu no desempenho do PIB gaúcho que cresceu o dobro do índice nacional", afirmou.
Edson Brum também parabenizou a empresa pelo investimento, “mais um importante empreendimento que chega para contribuir com o desenvolvimento da nossa região, trazendo oportunidades para o Vale do Rio Pardo gerando emprego e renda”, disse.