Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

BRDE apresenta Plano Estratégico até 2030 com foco na inovação e economia resiliente

Ao completar 64 anos, banco renova compromissos com desenvolvimento de impacto positivo para a sociedade

Publicação:

Um home fala ao microfone num palco com pessoas sentadas em uma fileira atrás
Governador Eduardo Leite destacou o alinhamento do planejamento do BRDE com as prioridades da região Sul - Foto: Vitor Rosa / Secom
Por Texto: Pepo Kershner/Ascom BRDE - Edição: Secom - Ascom Sedec

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentou, nesta terça-feira (dia 1º/07), o seu novo Planejamento Estratégico para o período 2025-2030, que irá orientar a atuação nos próximos anos com foco na inovação, impacto social e no compromisso em impulsionar uma economia resiliente.

O Principal instituição de fomento do Sul do Brasil, chega aos 64 anos de atuação renovando sua missão em apoiar projetos que alinhem crescimento com sustentabilidade e resultados positivos para a sociedade.

O lançamento do novo Plano Estratégico teve a presença do governador do Estado, Eduardo Leite, que destacou o alinhamento do planejamento do BRDE com as prioridades da região Sul. “Quando fala-se de um banco, fala-se da administração de recursos volumosos, mas escassos diante das demandas que são muito maiores. Por isso é muito importante que o BRDE, como um banco de desenvolvimento, esteja alinhado ao próprio planejamento estratégico da região Sul. Desenvolvemos isso no Codesul, debatendo prioridades, e o principal instrumento que temos para o desenvolvimento da região é o BRDE, que está completamente alinhado, identificando seus pilares de atuação para investir recursos e ações naquilo que é essencial”, disse.

Leite também destacou a importância da atuação do banco ao longo dos últimos anos. “É um parceiro muito importante em áreas cruciais para o nosso desenvolvimento, como agropecuária, indústria, empreendedorismo feminino, inovação e sustentabilidade ambiental. Neste aniversário, o banco exalta o passado mas olha principalmente para o futuro, a partir do seu planejamento estratégico”, afirmou.

Pessoas sentadas na plateia olham para frente com expressões agradáveis
O titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, participou do evento - Foto: Vitor Rosa / Secom

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o governador em exercício do Paraná, Darci Piana, tiveram participação on-line no evento, realizado no Teatro Unisinos, em Porto Alegre (RS).



O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, também participou do evento. Ele ressaltou a importância da instituição como propulsora do desenvolvimento sustentável do Estado. “O BRDE tem sido um parceiro estratégico do Rio Grande do Sul na construção de um desenvolvimento que alia inovação, sustentabilidade e inclusão. O novo Plano Estratégico apresentado reforça esse compromisso com o futuro, ao estabelecer diretrizes claras para impulsionar uma economia mais resiliente e conectada com as demandas da sociedade”, destacou Polo.

 

Histórico voltado ao desenvolvimento

Criado em junho de 1961, com o desafio de atrair recursos para uma economia à época essencialmente agrícola, o BRDE hoje tem uma carteira de crédito que supera os R$ 22,6 bilhões, com mais de 42 mil clientes ativos e presença em 96,4% dos municípios da região Sul.

Em 2024, o banco atingiu uma nova marca histórica em termos de operações, com quase de R$ 6 bilhões em novos financiamentos. “Toda essa trajetória de sucesso é porque a instituição sempre procurou evoluir nos modelos de gestão, na qualificação de seus colaboradores e valorizando o trabalho em parceria.

Hoje, o banco tem consolidada uma política de diversificação de suas fontes e, com isso, desempenha um papel estratégico em toda a região, em especial nos momentos mais desafiadores”, destacou o diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior.

 

Legados

Homem fala ao microfone em cima de um palco com pessoas atrás sentadas numa fileira de cadeiras
Diretor-presidente do BRDE, Ranolfo Vieira Júnior, apresentou o novo conceito da missão do banco para os próximos cinco anos - F

Coube ao presidente apresentar o novo conceito da missão do banco para os próximos cinco anos: Apoiar quem produz e transformar vidas. “Com base em valores que estão presentes na nossa instituição, a missão expressa o quanto acreditamos que o desenvolvimento econômico faz sentido se vier junto ao resultado social”, frisou Ranolfo.

A partir do papel que desempenha em toda a região Sul, o BRDE definiu objetivos estratégicos em termos de fortalecimento e diversificação dos negócios e estabeleceu resultados que pretende alcançar ao longo dos próximos cinco anos.

Além de fortalecer o agronegócio e ampliar a competitividade de diferentes cadeias produtivas, o banco vislumbra a região como polo de excelência em inovação e se compromete a impulsionar uma economia resiliente e ambientalmente sustentável. Neste sentido, entre os legados que se propõe, o novo plano destaca como importante avançar no desenvolvimento urbano e na resiliência das cidades.

Visão Regional

Conforme o diretor de Planejamento, Leonardo Busatto, a atualização do Plano Estratégico mobilizou diferentes áreas do banco e traz um forte alinhamento com o projeto Visão Regional 2040.

Financiado pelo próprio BRDE, o estudo estabelece ações de longo prazo para as políticas dos estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), a partir de um diagnóstico que inclui o levantamento de investimentos previstos, o mapeamento de potencialidades e gargalos, além da definição de eixos prioritários de atuação, diretrizes, indicadores e metas para os próximos 15 anos.

“O apoio a projetos de energias renováveis e a urgência de maior resiliência frente às mudanças climáticas são temas que se mostram vitais para toda a região e fazem parte das prioridades de atuação do BRDE, pontua Busatto.

Parcerias

Na apresentação que fez do novo mapa, ao lado de superintendentes das áreas técnicas do banco, Busatto salientou o compromisso em aumentar a participação do BRDE na execução de políticas públicas e na modelagem de parcerias público-privadas (PPPs). “Vamos avançar nas parcerias com o setor público, o que representa uma gestão eficiente, além de tornar nossas cidades mais resilientes”, pondera.

O novo planejamento fixou, igualmente, os compromissos em termos de excelência operacional e inovação, com foco na agilidade e qualidade dos processos. O banco também se compromete a progredir em termos da adoção de práticas ESG nas operações de crédito.

Celebração dos 64 anos

Estiveram presentes à solenidade o vice-presidente do BRDE, Renê de Oliveira Garcia Júnior; o diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Mauro Mariani, e o diretor Administrativo, Heraldo Neves, assim como os secretários estaduais Ernani Polo (Desenvolvimento Econômico), Simone Stülp (Inovação) e Paula Mascarenhas (Relações Institucionais).

O evento contou com apresentação da Orquestra Jovem do RS, cujo projeto com jovens em vulnerabilidade social conta com o apoio do BRDE há vários anos.

 

Secretaria de Desenvolvimento Econômico