Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Governo apresenta política industrial que será adotada no RS em reunião do Pleno

Publicação:

2012032214574022-03-site-knijnik-apresenta-politica-industrial-no-pleno-copia.jpg
Knijnik destaca avanços da nova política industrial do RS - Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

A nova política industrial que será adotada no Rio Grande do Sul e ganhará destaque nas ações do Governo do Estado a partir de seu lançamento, marcado pera o próximo dia 28 de março, foi pauta da reunião do Pleno do Secretariado, realizada na manhã desta quinta-feira (22), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Durante duas horas (das 10h às 12h), o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, e sua equipe apresentaram o modelo desenvolvido durante os últimos meses e que contou com a participação de boa parte das secretarias. O Pleno é um órgão composto pelo governador, vice-governador, secretários estaduais, deputados e presidentes de partidos da base aliada.

"A política industrial será priorizada por sua importância estratégica e conjuntural. Manteremos o mesmo tratamento respeitoso e carinhoso que mantivemos com a questão salarial, mas a política industrial ganhará mais espaço e o foco fundamental que merece em nossas ações", informou o governador Tarso Genro.

O secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik, disse que a nova política industrial é essencial para que o Rio Grande do Sul siga seu processo de desenvolvimento. "Queremos trilhar uma estrada iluminada. Para tanto, é necessário um estudo profundo sobre alguns setores produtivos, pois com isso poderemos voar com os pés no chão, sabendo da nossa realidade, potencialidade e para onde poderemos ir", destacou.

Cinco eixos

A sistematização e organização institucional da política industrial do RS está ancorada em cinco eixos: Política Setorial Industrial/Inovação e de Comércio Exterior; Política da Economia da Cooperação; Política da Firma; Instrumentos Transversais, e Programa e Projetos de Infraestrutura para o Desenvolvimento. São 22 setores estratégicos, composto pelos principiais setores da economia tradicional do Estado, além de um conjunto de setores novos ou estratégicos para o Rio Grande do Sul. Uma das metas é atingir 20 APL's - Arranjos Produtivos Locais, ferramenta que se consolida
como um importante programa de desenvolvimento regional.

O secretário Adjunto de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Junico Antunes, observou que foram realizadas mais de 200 ações específicas para os 22 setores e 50 ações de transversalidades. "O objetivo do modelo que desenvolvemos em conjunto foi o de assegurar a competitividade e promover o desenvolvimento econômico e social do Estado, além de tornar a nova estratégia compatível e sintonizada com o programa federal", destacou.

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico