Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Hyva amplia operações em Caxias do Sul

Publicação:

20140321144858assinatura-fundopem-rogerio-de-antoni-esquerda-e-secretario-mauro-knijnik-credito-karen-viscardi-3.jpg
SDPI assina com a Hyva do Brasil termo de ajuste ao Fundopem. - Foto: Karen Viscardi

O Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI), assinou hoje (21) com a Hyva do Brasil um termo de ajuste ao Fundopem. A empresa, que tem matriz na Holanda, investiu um total de R$ 16 milhões em uma fábrica de guindastes veiculares articulados, cuja produção substitui equipamentos importados da Itália para atender o mercado nacional. O projeto, implantado junto à unidade de cilindros telescópicos que a Hyva tem em Caxias do Sul, gerou cerca de 80 empregos.

“Para nós é importante que uma marca global amplie sua presença no Rio Grande do Sul, especialmente quando a produção substituirá importações. Além da geração de emprego inerente a qualquer expansão, neste caso há um impacto tecnológico também”, explica o titular da SDPI, Mauro Knijnik.

“O enquadramento no Fundopem foi extremamente importante para o projeto em função da limitação de recursos próprios para investir”, afirma o diretor presidente da Hyva do Brasil, Rogério De Antoni, detalhando que a fábrica está a pleno, já produzindo 95% dos itens comercializados pela marca.

A Hyva estima uma produção anual em torno de 500 guindastes por ano até 2016, para atender aos mercados brasileiro e da América latina. Os principais clientes são montadoras de implementos veiculares, construção civil, mineração, locação de equipamentos, olarias e o agronegócio. Além dos implementos veiculares, a Hyva produz 41 mil unidades anuais de cilindros telescópicos e 10 mil kits hidráulicos em Caxias do Sul.

O município da Serra reúne os principais fabricantes do setor, sendo que o Rio Grande do Sul é responsável por 70% da produção de guindastes do Brasil, informa De Antoni, que também integra a diretoria do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul (SIMECS).

Mais notícias

Secretaria de Desenvolvimento Econômico