Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de

Desenvolvimento Econômico

Início do conteúdo

Junta Comercial do Rio Grande do Sul completa 148 anos

Autarquia é vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico e atua na abertura de empresa

Publicação:

imagem sedec
A Junta Comercial do RS foi fundada em 24 de mai o de 1877
Por Ascom Sedec e Junta Comercial RS




A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS) comemora 148 anos de fundação  neste sábado (24/5).  A  autarquia, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec),  passou por várias transformações com foco na desburocratização dos seus serviços e no fomento ao empreendedorismo gaúcho. Atualmente, o órgão de registro tem 1.931.670 empresas ativas no Estado e programas de destaque que facilitaram o processo de abertura de empresas no RS.

Entre os programas criados pela Junta Comercial do RS destaca-se o Tudo Fácil Empresas (TFE),  plataforma que permite a constituição de empresas em até 10 minutos para atividades de baixo risco, de forma totalmente gratuita, online e que está  presente em 65 municípios, sendo a meta abranger os 432 restantes do Estado. O aplicativo "Tá na mão empresas" também é uma ferramenta lançada em agosto do ano passado que permite a abertura de empresas pelo whatsapp.  Outro programa de sucesso é o Avança Mulher Empreendedora, anunciado em março de  que tem como objetivo auxiliar as mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica, possibilitando independência financeira para que possam administrar seus próprios negócios de forma duradoura. No começo de maio deste ano, a Junta Comercial do RS começou o curso de capacitação para mulheres em Alvorada e já está se preparando para a segunda turma, colaborando para a expansão de negócios chefiados por mulheres.

Primeira mulher a presidir a junta comercial gaúcha,  a  advogada  Lauren Momback Mazzardo ressalta que o Avança é uma política de Estado, com respaldo em lei e decretos, fortalecendo o empreendedorismo feminino. No seu segundo  mandato, Lauren cita o ano de 2024, que marcou a maior tragédia climática do Estado, como um dos grandes desafios da sua trajetória. No entanto, ressalta que a  solidariedade vinda de outros estados brasileiros, mais a força do povo gaúcho e programas em parceria com governo estadual, Sedec e outras instituições foram e seguem sendo determinantes para a fase de reestruturação do Estado em meio a tantas adversidades. “Hoje, nesta data tão significativa para todos nós, temos excelentes resultados para celebrarmos juntos aos usuários e clientes”, enfatiza Lauren. Um exemplo é o sistema de Processo Automático, que de janeiro a abril, registrou 30.815 documentos analisados. “Esses dados são reflexo do trabalho de implementação do sistema 100% digital, possibilitando a desburocratização na entrega dos processos aos nossos usuários”, salienta.

"Parabéns à Junta Comercial pelos 148 anos de história. Sem dúvida, um órgão fundamental para o atendimento aos empreendedores e tem realizado um trabalho exemplar na agilidade para abertura de empresas no RS. O Tudo Fácil Empresas é um exemplo de serviço proporcionado pela autarquia e traz inovação e rapidez para quem deseja empreender. Que sigamos juntos para trazer cada vez mais desenvolvimento social e econômico ao RS", enfatiza o secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Ernani Polo.

*Líder do ranking*

O investimento em tecnologia agilizou os processos para os empreendedores e reposicionou o Estado no mapa de empresas. No primeiro quadrimestre de 2025, o RS registrou  recorde na abertura de empresas com 108.788 novos empreendimentos, representando quase 10% de aumento. O índice é o maior registrado desde o início da divulgação dos dados, em 2003. O crescimento foi impulsionado pelo setor de serviços, com 73% dos novos negócios.De acordo com o levantamento do Mapa de Empresas, no terceiro quadrimestre de 2024, o RS ocupa o 1º lugar em negócios abertos. Hoje, está na 2ª colocação no país em relação ao tempo de abertura de empresas, totalizando nove horas. Em relação à Inteligência Artificial, a autarquia está há  15 meses inserida no treinamento da IA para melhorar a análise de processos, reduzindo o tempo de finalização “Estamos trabalhando para tornar o processo 100% digital, 24 horas por dia, sete dias por semana e, hoje, já é uma realidade”, disse Lauren, enfatizando o Convênio Redesim Conectada, que abrange noves Juntas Comerciais do país, proporcionando um ambiente de aprendizado e evolução.

Transformar o Rio Grande em um ambiente propício para negócios é uma das metas previstas no Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável, lançado em novembro de 2024.  O projeto traça estratégias e ações factíveis a serem adotadas com a finalidade de impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) e, consequentemente, ter efeito positivo no crescimento econômico e na vida de todos os gaúchos.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico