Setores produtivos apresentam projetos para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do RS
Iniciativas têm foco na inovação, energia renovável e desenvolvimento
Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul (Sedec) participa de reuniões com temas diversos referentes a iniciativas voltadas à inovação, energias renováveis e fortalecimento da economia gaúcha. Entre os destaques, está o projeto da empresa Rodoplast, em parceria com Ambientalplast e a Universidade de Caxias do Sul (UCS), que propõe a transformação de resíduos sólidos em hidrogênio verde de baixo carbono.
A proposta foi apresentada ao secretário Ernani Polo na quarta-feira (2/7). A reunião contou ainda com a presença do secretário-adjunto da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA), Marcelo Camardelli, e do diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico da Sedec, Leonardo Marmitt.
Na mesma data, representantes da Gedore estiveram na Sedec para conhecer o programa Fundopem Recupera e discutir novos investimentos em inovação. O programa, que é uma adaptação do Fundo Operação Empresas do Rio Grande do Sul para empresas impactadas direta e indiretamente pelas enchentes de 2024, teve seu prazo de adesão prorrogado até 31 de dezembro deste ano (clique aqui no link para saber mais sobre o programa).
Representantes da produção de lã de ovelha também foram contemplados nas agendas da Sedec nesta semana. Polo recebeu uma comitiva do Instituto Curador Lãs do RS e Museu da Lã, que busca fomentar o desenvolvimento regional com a geração de novas oportunidades de negócios por meio de projetos culturais.
A agenda da semana incluiu ainda, entre outras reuniões internas e externas, um encontro com representantes do município de Viamão. O grupo está interessado em ampliar o empreendedorismo local com apoio dos programas da Sedec.
Representação
Representando o governador Eduardo Leite, o secretário participou do Tá na Mesa, a tradicional reunião-almoço promovida pela Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul). O evento contou com a palestra do presidente da empresa de biocombustíveis Be8, Erasmo Battistella. Com o tema “A Transição Energética: Desafio ou Oportunidades?”, Battistella falou sobre o setor de energias renováveis e os negócios que podem ser fomentados neste ramo.
Região serrana
Já, na Serra Gaúcha, na segunda-feira (30/6), o secretário Ernani Polo acompanhou o vice-governador Gabriel Souza em atividade realizada pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). Na palestra, o vice-governador abordou o tema "Presente e Futuro do RS: Ações para o Desenvolvimento de Bento Gonçalves e Região". Na ocasião, o secretário teve a oportunidade de conversar com empresários locais e sobre a economia da região.
Veja também destaques da semana:
Celebração dos 64 anos do BRDE, banco vinculado à Sedec
A Sedec reforça o compromisso com o diálogo e a construção de parcerias que impulsionam o crescimento econômico, a inovação e a geração de empregos no Rio Grande do Sul.