Visita à Coreia do Sul prorroga acordo para projeto de gás
Publicação:
A missão gaúcha à Ásia encerra hoje (13/12) sua passagem pela Coreia do Sul com uma visita à companhia de gás KOGAS. A equipe do Sistema de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, liderada pelo presidente do Badesul, Marcelo Lopes, e pelo vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Aloísio Félix da Nóbrega, irá também para Taiwan, onde fica até o dia 18 de dezembro. O roteiro da comitiva e a escolha dos países fazem parte da estratégia de internacionalização do Rio Grande do Sul.
Com a visita à Coreia do Sul, o Governo do Estado renovou por mais um ano a parceria com a Petrobras, o Hyundai Group e a Samsung C&T. O entendimento entre o país e o Estado resultou na atração de investimentos como o que a Hyundai Elevadores anunciou que irá fazer em São Leopoldo. O objetivo agora é estudar a possibilidade de implantação de um terminal de regaseificação no Rio Grande do Sul, visando resolver o problema da disponibilidade de gás natural na região sul. Com a participação de um parceiro coreano no projeto, busca-se reforçar a posição do Estado como centro de investimentos coreanos. “Queremos que o Rio Grande do Sul se transforme em um destino natural para as empresas coreanas que buscarem um local no Brasil para os seus projetos”, explica Marcelo Lopes.
Na segunda-feira (10), os gaúchos visitaram a Hyundai Elevadores – empresa que anunciou a instalação de uma unidade em São Leopoldo, fruto dos laços firmados durante a missão governamental comandada pelo governador Tarso Genro em junho de 2011. A Hyundai analisa a possibilidade de instalar uma torre de testes no Estado, semelhante à coreana, utilizada em atividades de pesquisa e desenvolvimento. A comitiva também passou pela King Yoo, fabricante de smart boards e paineis de LED. À tarde, foi realizado o seminário Doing Business in Rio Grande do Sul, que contou com a presença do diretor executivo da Korea International Trade Association (KITA), organização de promoção comercial mais influente da Coreia do Sul, Ho Keun Jang, e do presidente do Badesul. Lopes falou sobre o mercado da América do Sul, o ambiente de negócios brasileiro e apresentou o Estado e suas oportunidades de investimento.
O roteiro de quarta-feira contou com visitas aos estaleiros DSME e Samsung, onde Nóbrega apresentou os avanços gaúchos através da política de desenvolvimento do Polo Naval. “Há muitas oportunidades de investimento no Rio Grande do Sul nesse setor. Nós estamos construindo um cluster de alto nível para suprir principalmente as demandas da Petrobras”, afirmou Nóbrega.
A missão segue para Taiwan, onde buscará atrair empresas de Tecnologia da Informação e conhecer a política taiwanesa para a criação de indústrias de alta tecnologia. A agenda começa nesta sexta-feira com visitas às empresas Phison Electronics Corp e E Ink Holdings, ao Hsinchu Science Park Administration (SIPA) e ao Industrial Technology Research Institute (ITRI). Na segunda-feira (17), a comitiva conhece e realiza encontros na D-LINK Corporation, na ACER Incorporation, na ASUSTeK Computer e na Wistron Corporation. Encerrando a programação, na terça-feira (18) será realizado o seminário sobre investimentos no Rio Grande do Sul.