SEDETUR apresenta proposta de inventariação da oferta turística
Publicação:

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEDETUR apresenta a partir desta sexta-feira (18), nova proposta para a Inventariação da Oferta Turística no Rio Grande do Sul, submetendo-a à apreciação pública e sugestões de melhoria, por parte das Regiões Turísticas, membros do Conselho Estadual de Turismo - CONETUR, entidades privadas e do terceiro setor, profissionais, instituições de ensino e representantes da sociedade civil organizada que participam, direta ou indiretamente, da cadeia produtiva do turismo.
A ação da secretaria atende à crescente demanda dos municípios gaúchos, interessados em inventariar sua oferta turística e que não dispõem de orientações e instrumentos técnicos, de uso público, para a pesquisa. O Inventário é uma peça técnica, fundamental para o planejamento sustentável de um território e extremamente relevante para o autoconhecimento e valorização do patrimônio natural, cultural, infraestrutura e serviços por parte das comunidades, permitindo vislumbrar possibilidades de estruturação turística de produtos e destinos.
A iniciativa da SEDETUR segue o princípio da economicidade no gasto público e espera ampliar o número de municípios inventariados no Estado, qualificando as prefeituras para uma melhor gestão na área de turismo. O arquivo com as fichas de pesquisa estará disponível para consulta de18 de outubro até 6 de novembro e as sugestões devem ser enviadas para o e-mail inventario@sedetur.rs.gov.br.
Após o encerramento do prazo, avaliadas as contribuições, o documento será ajustado e finalizado e, em 28/11/2019, será realizado o lançamento oficial e a oficina de orientação para sua aplicação prática.
O questionário pode ser acessado no link abaixo.
A Dados Basicos e Infraestrutura de Apoio (.pdf 537,87 KBytes)
B Caracterizacao Turistica (.pdf 306,31 KBytes)
C Servicos e Equipamentos Turisticos (.pdf 356,39 KBytes)